Saiba o que é hérnia inguinal

Saiba o que é hérnia inguinal

hérnia inguinal é caracterizada por uma protuberância na virilha ou no escroto, que tanto pode ser indolor, como causar desconforto e complicações graves. O problema ocorre devido à protrusão parte do intestino ou de outra estrutura da região, por meio de uma abertura na parede do abdome.

Neste artigo, explicamos como esse tipo de hérnia se forma, quais são os sintomas e como são feitos o diagnóstico e o tratamento. Continue a leitura e saiba mais!

Como surge uma hérnia inguinal?

A hérnia inguinal se forma quando uma alça do intestino (ou parte de uma estrutura próxima) “escapa”, por meio de uma abertura na parede abdominal, até ao canal inguinal. Esse canal abriga o cordão espermático, composto pelos canais deferentes, nervos, vasos sanguíneos e outras estruturas.

A protuberância gerada pela hérnia inguinal pode ficar na virilha ou se deslocar para dentro do escroto. Aliás, apesar de não ser exclusiva do sexo masculino, esse é o tipo de hérnia mais frequente entre os homens.

Quais são as causas do problema?

As causas relacionadas ao surgimento da hérnia inguinal são diversas. O problema pode ser desencadeado por:

  • esforço físico excessivo;
  • envelhecimento;
  • obesidade;
  • tosse crônica;
  • gravidez; entre outros fatores.

Quais são os tipos de hérnias inguinais?

A hérnia inguinal pode estar presente desde o nascimento ou surgir ao longo da vida. Dependendo do local onde se localiza, ela é classificada como:

  • hérnia inguinal direta, que se manifesta após um período de esforço físico intenso, mais comum em homens adultos;
  • hérnia inguinal indireta, associada a um distúrbio congênito (o anel inguinal não cicatrizou e fechou como deveria),sendo mais comum em bebês e jovens.

Quais são os sintomas do problema?

O principal sintoma da hérnia inguinal é a protuberância na região da virilha ou no escroto. Geralmente, o problema não causa dor, mas, dependendo do seu tamanho e localização, pode ser bastante incômodo.

Vale destacar que, quando a pessoa acometida por essa condição está deitada, a protuberância parece diminuir. Já quando a pessoa fica de pé, a protuberância aumenta de tamanho.

O que é o chamado encarceramento?

O encarceramento ocorre quando uma parte do intestino acaba ficando presa dentro do escroto. Isso, por sua vez, pode provocar muita dor.

Para complicar, se o intestino ficar muito tempo nessa situação, o fornecimento de sangue pode ser interrompido, por conta do estrangulamento. Nesses casos, bastam algumas horas para que o órgão gangrene, levando à sua falência (morte).

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico da hérnia inguinal é feito com a palpação da virilha. Para realizá-lo, o médico pede que o paciente com suspeita do problema fique em pé e tussa. Isso porque, ao tossir, a pressão dentro da cavidade abdominal aumenta, favorecendo o aumento da protusão.

Outra possibilidade é colocar um dedo em dobra na parte de cima do escroto, empurrando-a em direção ao abdome. Se houver uma hérnia na região, o especialista irá senti-la.

Mas, além dos exames físicos, às vezes, o diagnóstico é obtido no exame ultrassonográfico. Dessa forma, além de detectar a protuberância, pode-se precisar sua localização e tamanho.

Quais são as opções de tratamento?

Apesar de ser uma condição benigna, a hérnia inguinal pode levar a complicações graves, como o encarceramento. Por isso, se notar uma protuberância suspeita, procure um urologista para diagnosticar o quadro e avaliar se há necessidade de intervenção.

O tratamento para a hérnia inguinal sintomática é a reparação cirúrgica eletiva. Já para protuberâncias que não causam sintomas, o procedimento não é necessário, bastando manter a observação vigilante.

Por outro lado, no caso de uma hérnia estrangulada, indica-se a correção por meio de uma cirurgia de emergência. Dessa forma, pode-se remover a alça do intestino do canal inguinal antes de ocorrerem maiores complicações.

Como é a cirurgia de hérnia inguinal por laparoscopia?

cirurgia de hérnia inguinal por laparoscopia é uma técnica minimamente invasiva. Diferente da cirurgia aberta, o procedimento é realizado por meio de pequenas incisões, possibilitando uma recuperação mais rápida e um pós-operatório mais confortável.

Esperamos que suas dúvidas sobre a hérnia inguinal tenham ficado claras. Como mostrado, apesar de ser uma condição benigna e de fácil resolução, é preciso ir ao urologista para avaliá-la adequadamente e seguir as devidas orientações.

Se estiver na região de Osasco, SP, conte com a equipe da Urologia Vida para ajudar nessa ou em outras questões. Entre em contato para agendar sua consulta e venha fazer uma avaliação individual. Estamos à disposição!

agende sua consulta