O que é cirurgia robótica e quando é indicada?

O que é cirurgia robótica e quando é indicada?

Com a tecnologia se desenvolvendo, até mesmo dentro de hospitais e clínicas, novos procedimentos conquistam seu espaço. Por isso, é comum surgirem dúvidas sobre o que é cirurgia robótica, um método cirúrgico relativamente novo e que tem sido utilizado em diversas áreas, como a urologia, ginecologia, cirurgia geral, entre outras.

Continue a leitura para descobrir o que é cirurgia robótica, uma técnica avançada e com diversas vantagens, bem como quando deve ser indicada. 

O que é cirurgia robótica? 

Como o próprio nome já diz, a cirurgia robótica é uma técnica que envolve o uso de robôs para realizar procedimentos cirúrgicos. O robô possui braços equipados com instrumentos cirúrgicos e uma câmera, que fornece imagens em alta definição e em três dimensões.

Isso faz com que o cirurgião tenha mais facilidade em observar a área a ser operada. Reforçando que os braços do robô são controlados pelo especialista por um console.

Esse tipo de cirurgia oferece diversas vantagens, entre elas a maior precisão é a que mais se destaca, uma vez que os movimentos do robô são mais precisos e estáveis do que os das mãos humanas. Dessa forma, o cirurgião consegue ter mais controle durante o procedimento, o que reduz o risco de danos a tecidos saudáveis.

A cirurgia robótica na urologia 

Urologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário de homens e mulheres, bem como do sistema reprodutor masculino. Os urologistas têm formação em cirurgia e tratam desde problemas simples, como infecções urinárias, até condições mais complexas, como câncer de próstata e incontinência urinária.

Portanto, eles também podem realizar a cirurgia robótica, sendo indicada como forma de tratamento de diversas condições urológicas, especialmente quando se trata do câncer de próstata. Essa técnica é uma opção minimamente invasiva que oferece menor tempo de internação, além de recuperação mais rápida e menor dor pós-operatória.

Contudo, a cirurgia robótica não é indicada para todos os casos. Ou seja, o uso dessa tecnologia depende do tipo e gravidade da condição a ser tratada, assim como das habilidades e experiência do cirurgião.

De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM)apenas profissionais com Registro de Qualificação de Especialista (RQE), registrado na área cirúrgica correspondente ao procedimento, podem realizar a cirurgia robótica. Além disso, é essencial que o cirurgião tenha concluído a capacitação específica conforme a Resolução do CFM nº 2.311/22 ou tenha recebido treinamento adequado em cirurgia robótica durante a residência médica.

Principais dúvidas sobre a cirurgia robótica

Agora que você já sabe o que é cirurgia robótica e quando é indicada, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. A maioria está associada aos riscos e benefícios da técnica. Tenha em mente que esse artigo é apenas um material informativo e que não substitui a conversa com o profissional. 

A cirurgia robótica é segura?

Esse procedimento é considerado bastante seguro, mas como em qualquer procedimento cirúrgico, há riscos e complicações que podem estar associados à técnica.

O robô realiza a cirurgia sozinho?

Não! Como dito antes, é o cirurgião quem controla o robô por meio de um console. Ou seja, o profissional faz o movimento e os braços mecânicos reproduzem com precisão, eliminando qualquer tremor. 

Esse procedimento tem alguma vantagem se comparado a outros?

Sim! A cirurgia robótica oferece diversos benefícios, entre eles: 

  • incisões menores; 
  • menor sangramento;
  • menos tempo de cirurgia;
  • menor tempo de internação;
  • menores riscos de infecções;
  • menos dor no pós-operatório;
  • diminuição das complicações pós-cirúrgicas;
  • rápida recuperação;
  • retorno mais rápido às atividades de rotina.

A cirurgia robótica é mais eficaz que outras técnicas cirúrgicas?

Isso depende do caso específico. Como vimos acima, a cirurgia robótica oferece uma série de vantagens em relação a outras técnicas cirúrgicas, como a precisão e a menor invasividade. No entanto, o sucesso da cirurgia robótica depende da habilidade e da experiência do cirurgião.

Esperamos ter esclarecido o que é cirurgia robótica e quando ela é indicada! Se está buscando um urologista em Osasco ou tem indicação para realizar esse procedimento, convidamos você a conhecer a Urologia Vida. Entre em contato com nossa equipe e agende o seu horário com nossos profissionais. 

agende sua consulta