Você sabe qual a relação entre o Novembro Azul e o câncer de próstata? Continue lendo o artigo para entender mais sobre a doença e porque o mês de novembro é tão importante.
O câncer de próstata é a doença mais comum entre os homens e, segundo o Ministério da Saúde, atinge cerca de 28,6% da população masculina — que pode vir desenvolver algum tipo de neoplasia maligna.
A próstata é definida como uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma, junto das vesículas seminais.
Pelo interior da próstata passa a uretra (canal que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo),motivo pelo qual ocorre a dificuldade de urinar quando há alterações prostáticas.
De modo geral, essa glândula seria apenas um mero detalhe anatômico, uma vez que seu crescimento benigno conforme o avanço da idade pode gerar essa dificuldade em urinar. Contudo, ela é frequentemente acometida por um tumor maligno.
O câncer de próstata no Brasil
O câncer é, no geral, o principal problema de saúde pública, sendo o câncer de próstata a quarta causa de morte por neoplasias no Brasil, equivalente a 6% do total de óbitos.
Assim como qualquer outro tipo de câncer, um dos principais fatores de risco para a doença é a idade, principalmente no que diz respeito ao câncer de próstata. Ocorre que tanto a incidência, quanto a mortalidade tendem a aumentar após os 50 anos.
Outros fatores de risco para a doença são:
- Histórico na família;
- Sobrepeso e obesidade;
- Tabagismo.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) ainda informa que o câncer de próstata, na maioria dos casos, crescerá lentamente e sem dar sinais durante a vida, assim como não irá ameaçar a saúde do homem.
Contudo, haverá situações onde ele pode dar sinais e crescer de maneira acelerada, podendo até mesmo se espalhar para outros órgãos.
Novembro azul e o câncer de próstata
Com o intuito de conscientizar a população sobre a seriedade dessa doença, assim como a importância da saúde do homem, o movimento internacional, conhecido como novembro azul, foi criado na Austrália em 2003.
É uma iniciativa reconhecida em diversos países, incluindo o Brasil, e o principal objetivo da campanha é alertar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O diagnóstico precoce é a maior chance de cura para a doença, por isso, é fundamental que os homens tenham atenção à própria saúde desde cedo — principalmente se fizerem parte do grupo de risco.
Quando o paciente faz os exames de rotina e percebe alguma alteração prostática, é possível analisar a situação e diagnosticar a doença antes de um estágio mais avançado.
Mas, por que esse cuidado prévio é tão importante? O câncer de próstata, quando em sua fase inicial, não apresenta sintomas. Portanto, quando a doença dá indícios, significa que avançou e está em um estado bem mais grave, diminuindo as chances de cura.
Por isso, é essencial que os homens procurem ajuda médica desde cedo, preferencialmente a partir dos 45 anos. Tenha em mente que fazer os exames solicitados pelo médico durante o check-up regular, é uma das melhores formas de prevenção do câncer de próstata.
Novembro azul e a prevenção do câncer de próstata
O INCA afirma que a adoção de práticas saudáveis é capaz de diminuir o risco de várias doenças, dentre elas todos os tipos de câncer.
Entre esses hábitos saudáveis, destacam-se:
- Alimentação balanceada;
- Prática regular de atividades físicas;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Não fumar.
Outro fator muito importante para a prevenção desse tipo de câncer são os exames preventivos, utilizados para investigar o câncer de próstata. O exame de toque retal e o exame de PSA são os mais aplicados.
Exame de toque retal
Nesse exame, o médico introduz o dedo protegido por luvas com lubrificante no reto, com o objetivo de apalpar as partes posterior e lateral da próstata. Dessa forma, o profissional consegue avaliar o tamanho, textura e forma da próstata, o que permite identificar possíveis alterações.
Exame PSA
O exame de PSA é nada menos que um exame de sangue, feito para medir a quantidade de uma determinada proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA.
Portanto, a suspeita de câncer de próstata ocorre quando é identificado altos níveis dessa proteína. No entanto, também serve de indicativo para outras doenças benignas da próstata.
Por esse motivo, é fundamental a realização da biópsia para a confirmação da doença, onde pedaços muito pequenos da próstata são retirados e analisados em laboratório.
Para os pacientes que recebem o diagnóstico do câncer de próstata, é sempre bom considerar alguns fatores na hora de escolher o tratamento para o câncer de próstata. Esses consistem na cirurgia robótica [link para o artigo 2], radioterapia, quimioterapia, entre outros.
Gostou do artigo? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então, acesse o blog da Urologia Vida, clínica de urologia composta por uma equipe médica altamente especializada no trato geniturinário.
Siga-nos também nas redes sociais Instagram e Facebook, para não perder nossas atualizações e ver nossas publicações em primeira mão.