A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é uma condição que afeta todo o mundo, sendo definida como a incapacidade de obter ou manter uma ereção por tempo suficiente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, essa é uma condição na qual o paciente relata dificuldades durante as relações sexuais.
No geral, os principais sintomas da impotência sexual podem incluir:
- dificuldade em obter ou manter uma ereção;
- desinteresse sexual;
- dificuldade em atingir o orgasmo.
Tenha em mente que dependendo da causa do problema, esses sintomas podem ser ocasionais ou crônicos. Por isso, na presença desses sinais, é importante buscar ajuda médica para descobrir a causa do problema, que podem ser físicas ou emocionais.
O estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão, estão associadas com a impotência sexual, bem como fatores físicos, como doenças crônicas, uso de determinados medicamentos, tabagismo, obesidade e problemas hormonais.
Contudo, essa condição ainda é um tabu para muitos homens, uma vez que falar sobre as dificuldades relacionadas ao desempenho sexual pode gerar vergonha. Por esse motivo, é comum que a população masculina acredite em informações jogadas na internet que, nem sempre, são verídicas.
Mitos e verdades da impotência sexual
É muito importante que os homens tenham acesso a informações precisas sobre a disfunção erétil, pois existem muitas notícias que podem gerar dúvidas e confusão. Tendo isso em vista, separamos alguns mitos e verdades sobre essa condição.
A impotência sexual é um sinal de envelhecimento.
Mito! Embora ocorra com frequência após os 40 anos, a impotência sexual pode afetar homens de todas as idades. Estima-se que pelo menos 100 milhões de homens em todo mundo sofrem com a impotência sexual.
O tabagismo pode causar disfunção sexual
Verdade! De acordo com o Ministério da Saúde, o risco de disfunção erétil é muito maior em fumantes devido à nicotina, que pode danificar as artérias e diminuir o fluxo sanguíneo para o pênis. Além disso, o tabagismo também pode danificar o sistema nervoso, afetando a resposta sexual dos homens.
Diabetes e impotência sexual estão associados
Verdade! Ocorre que a diabetes pode afetar os vasos sanguíneos e os nervos que controlam a ereção, o que dificulta a chegada do sangue ao pênis e a manutenção da ereção. Portanto, a saúde sexual está sim relacionada aos problemas com diabetes.
Masturbação causa impotência
Mito! A masturbação é uma prática sexual normal e saudável, que pode trazer diversos benefícios para a saúde sexual, como o alívio do estresse e a melhoria da autoestima. Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o ato de se masturbar auxilia o jovem a conhecer melhor o próprio corpo.
Vasectomia causa impotência.
Mito! A vasectomia não afeta a produção de hormônios masculinos e nem a capacidade do homem ter uma ereção ou um orgasmo. Este é um procedimento cirúrgico que apenas interrompe o fluxo de espermatozoides pelos ductos deferentes, impedindo a fertilização do óvulo.
Diagnóstico e tratamento
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a impotência sexual é hora de entender como essa condição pode ser diagnosticada para ser devidamente tratada. No geral, o diagnóstico é feito através de exame físico, avaliação psicológica e testes de laboratório.
O doppler peniano, por exemplo, é um dos exames de imagem quando falamos em investigar as causas da disfunção erétil. Após o diagnóstico positivo, o tratamento da impotência sexual pode incluir desde mudanças no estilo de vida até terapias psicológicas e medicamentos.
Portanto, se você está tendo problemas de impotência sexual, e ela está afetando sua vida sexual e emocional, é hora de procurar um urologista para avaliação e tratamento. Quanto mais cedo a causa da impotência sexual for identificada e tratada, melhores serão as chances de recuperação.
Tenha em mente que a impotência sexual é um problema comum e que com o tratamento adequado, muitos homens podem voltar a ter uma vida sexual satisfatória, além de melhorar a qualidade de vida geral.
Esperamos ter esclarecido tudo sobre a impotência sexual! Venha conhecer o nosso espaço! Entre em contato com a nossa equipe e marque já uma consulta com nossos profissionais.
Gostou do artigo e quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o blog da Urologia Vida e fique por dentro de todas as nossas publicações sobre a saúde do homem. Siga também a Urologia Vida nas redes sociais, no Instagram e Facebook.