Infecção urinária infantil: sintomas e tratamento

Infecção urinária infantil: sintomas e tratamento

infecção urinária infantil provoca sintomas como febre, apatia, dor ao urinar, incontinência diurna e/ou noturna, entre outros. Considera-se como tal a infecção bacteriana presente no trato urinário, ocorrida em bebês, crianças e adolescentes — algo comum na infância. Independentemente da idade, o problema requer cuidados ou pode se tornar grave.

Neste artigo, abordamos as causas, a incidência e os sintomas. Explicamos, também, de que modo é feito o diagnóstico e tratamento. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

Infecção urinária infantil: causas e incidência

A maioria das infecções urinárias em crianças é causada por bactérias que entram pela abertura uretral, o tubo que drena a urina para fora do corpo. Uma vez no organismo, elas se movem para cima, em direção à bexiga, provocando a infecção.

Diversos fatores levam à ocorrência do problema em crianças. Entre eles, pode-se citar:

  • falta de higiene adequada;
  • malformações congênitas (anomalias estruturais) do sistema urinário;
  • retenção de urina;
  • constipações intestinais frequentes;
  • presença de diabetes.

Durante a primeira infância, os meninos são mais propensos a desenvolver o problema. Após essa fase, as meninas se tornam mais suscetíveis, pois suas uretras curtas facilitam a subida das bactérias.

Segundo os especialistas, há dois picos de incidência da infecção urinária na infância:

  • de três a cinco anos;
  • na adolescência, devido a alterações hormonais e/ou ao início precoce da vida sexual.

Infecção urinária infantil: sintomas e sinais

A infecção urinária infantil provoca sintomas e sinais que variam conforme a idade. Em recém-nascidos, é comum gerar febre e deixar o corpo “mole”, assim como a respiração “cansada”. Os bebês também se recusam a mamar, têm dores na barriga e podem apresentar vômitos e diarreias, assim como urina fétida.

Em crianças pequenas, além da febre, pode-se notar a recusa alimentar e a apatia (diminuição das atividades). Já nas maiores e nos adolescentes, a infecção urinária infantil causa sintomas como:

  • aumento das idas ao banheiro;
  • dor ao urinar;
  • retenção urinária;
  • incontinência urinária diurna e/ou noturna;
  • dor na região pélvica;
  • urina com cheiro forte;
  • e/ou febre.

Infecção urinária infantil: diagnóstico e tratamento

Quando a criança apresenta sintomas e sinais sugestivos para o problema, o médico responsável solicita exames de urina que confirmem o quadro. Em geral, realiza-se a cultura de urina e a análise do sedimento urinário. Pode, também, pedir uma ultrassonografia e, dependendo do quadro, uma uretrocistografia miccional, para identificar anomalias na bexiga ou nos ureteres.

Dada a origem bacteriana, o tratamento da infecção urinária precisa ser feito com o uso de antibiótico. Uma vez iniciada a administração medicamentosa, os sintomas da infecção urinária infantil começam a melhorar em até dois dias.

No entanto, é imprescindível seguir as recomendações do especialista e tomar o remédio pelo período prescrito, para evitar a volta do problema. Normalmente, o tratamento dura de sete a dez dias.

Infecção urinária infantil de repetição

Algumas crianças podem ter as chamadas infecções urinárias de repetição. Nas menores de dois anos, o problema costuma ter relação com malformações congênitas do trato urinário, que predispõem à sua recorrência.

Nas maiores, especialmente após a aquisição do controle dos esfíncteres, as causas são outras. Geralmente, as infecções urinárias repetitivas têm relação com a constipação intestinal ou com a retenção de urina, devido a uma disfunção da bexiga.

Vale destacar que episódios recorrentes podem levar ao desenvolvimento de tecido cicatricial nos rins. Esses, por sua vez, são um fator de risco importante para a ocorrência de doença renal crônica (DRC) e hipertensão arterial na vida adulta.

Infecção urinária infantil: prevenção

Uma das maneiras mais eficientes de prevenir a infecção urinária em crianças é criando o hábito de ir ao banheiro com regularidade, evitando segurar o xixi. Ao mesmo tempo, deve-se ter uma higiene adequada, incentivar a ingestão hídrica e promover uma alimentação saudável e nutricionalmente equilibrada.

No mais, recomenda-se ir às consultas médicas periodicamente. Quando existe um quadro de infecção urinária infantil com sintomas importantes, o ideal é consultar o uropediatra. Se você estiver em Osasco ou em outra cidade da Grande São Paulo, é possível encontrar o especialista na clínica Urologia Vida!

Em caso de dúvida ou para obter mais informações, entre em contato pelo siteWhatsApp (11 91664-2735) ou telefone (11 3682-2756). Se desejar, agende uma consulta e traga seu filho(a) para fazer uma avaliação individualizada. Nossa equipe está à disposição!

agende sua consulta