A cirurgia de próstata é um procedimento cirúrgico realizado para tratar doenças que acometem a próstata, uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Essa cirurgia pode ser indicada para diferentes tipos de casos, desde que afetem negativamente a região.
Continue lendo o artigo para entender o que é a cirurgia de próstata, em que casos ela é indicada e quais são os principais tipos existentes.
O que é a cirurgia de próstata?
A cirurgia de próstata é muito utilizada para tratar condições nessa região, como o câncer de próstata, a hiperplasia prostática benigna (HPB) e a prostatite.
A próstata é uma glândula exócrina presente no sistema reprodutor masculino e seu tamanho se assemelha muito ao de uma noz. Ela fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo responsável por produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que ajuda no transporte dos espermatozoides durante a ejaculação.
Como qualquer outro órgão do corpo humano, a próstata é suscetível a diversas condições médicas ao longo da vida, que podem afetar o funcionamento normal da próstata e levar a sintomas como:
- dificuldade para urinar;
- dor na região pélvica e
- sangue no sêmen, em casos mais graves.
Por esse motivo, é muito importante estar atento aos sinais que o próprio corpo dá, dessa forma, o diagnóstico se torna preciso e os tratamentos são ainda mais eficazes. Após o diagnóstico, e dependendo do tipo de problema, a cirurgia de próstata pode ser indicada.
Tipos de cirurgia de próstata
Existem alguns tipos de cirurgias destinadas à próstata, no entanto, a escolha do tipo de cirurgia está diretamente ligada ao motivo e às características do paciente. É importante que o homem consulte-se com um profissional em urologia com regularidade, dessa forma, caso alguma doença seja diagnosticada, o melhor tipo de tratamento, ou cirurgia, pode ser definido.
Vamos conhecer algumas das cirurgias voltadas para a próstata.
Prostatectomia
Definida como um procedimento cirúrgico que envolve a remoção completa ou parcial da próstata, a prostatectomia costuma ser indicada para o tratamento do câncer de próstata, o tipo mais comum de câncer entre os homens. É importante destacar que a prostatectomia pode ser dividida em dois tipos, o que faz com que a escolha do tipo de procedimento dependa da gravidade da doença, do estágio do câncer e da condição geral do paciente.
Na prostatectomia radical, tipo mais comum, o procedimento envolve a remoção completa da próstata, assim como dos gânglios linfáticos próximos à glândula. É uma cirurgia que pode ser realizada por meio da laparoscopia, cirurgia robótica ou até mesmo, de modo convencional, que é a cirurgia aberta.
Já a prostatectomia parcial envolve a remoção apenas de uma parte da próstata que está obstruindo a via urinária. A indicação desse tipo de cirurgia é aplicada em casos com a próstata de grande volume (maior que 100 cm cúbicos),geralmente pela técnica laparoscópica ou robótica.
Ressecção transuretral da próstata (RTU)
Esse é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), definido como o crescimento benigno da próstata. A ressecção transuretral da próstata é realizada por um aparelho chamado de ressectoscópio, inserido na uretra do paciente e guiado até a próstata.
A partir daí, o profissional remove pequenos pedaços da próstata que estão causando a obstrução da uretra, e consequentemente, a dificuldades de urinar. A RTU é considerada uma técnica segura e eficaz para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, além de proporcionar uma recuperação mais rápida dos pacientes. Geralmente, esta técnica é empregada em próstatas de médio e grande volume que não excedam os 100 cm cúbicos.
Esses são só alguns dos procedimentos utilizados para tratar a região, contudo, existem ainda outros tipos de cirurgia de próstata, geralmente indicados em casos mais específicos, como:
- a cirurgia a laser com vaporização da próstata
- cirurgia a laser com enucleação da próstata – HoLep
Em que casos a cirurgia de próstata é indicada?
A cirurgia de próstata pode ser indicada em casos em que o paciente apresente condições médicas que afetam a próstata e que não podem ser tratadas por meio de outros métodos, como medicamentos ou radioterapia.
No geral, as principais indicações para a cirurgia de próstata são:
- câncer de próstata;
- hiperplasia prostática benigna (HPB);
Novamente, é muito importante que o homem consulte regularmente um urologista para o diagnóstico de qualquer uma dessas condições. Algumas vezes a cirurgia de próstata pode não ser uma opção para o seu caso, contudo, apenas o profissional pode decidir a melhor forma de tratamento.
Esperamos ter esclarecido tudo sobre a cirurgia de próstata. Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe, teremos satisfação em lhe ajudar.
A Urologia Vida oferece várias opções de cirurgia de próstata e iremos auxiliar você durante todo o processo. Marque sua consulta com nossos profissionais e cuide da sua saúde.