Laparoscopia e Robótica

Laparoscopia e Robótica

As cirurgias laparoscópicas se popularizaram nas duas últimas décadas, e tem se tornado técnica de escolha para diversos tratamentos, principalmente pelos melhores resultados estéticos, menor dor no pós-operatório e alta hospitalar mais precoce. Com o advento dos robôs “Da Vinci” na última década, estes tem sido cada vez mais utilizados em cirurgias urológicas, conferindo maior precisão nos movimentos, visão ampliada e em 3 dimensões e facilidade maior para procedimentos complexos e minimamente invasivos, como na nefrectomia parcial.

A equipe Urologia Vida realiza cirurgias laparoscópicas desde 2001, e ultimamente incorporou a cirurgia robótica como prática de eleição em cirurgias de câncer de próstata e tumores renais.

As principais cirurgias laparoscópicas são as de retirada parcial ou total do rim (nefrectomia radical, total, parcial ou heminefrectomia em crianças), da glândula adrenal, de linfonodos retroperitoneais, a prostatectomia radical, e as cirurgias reconstrutivas como pieloplastia (por estenose de JUP, em adultos e crianças) e uretero-uretero anastomoses.

A cirurgia robótica, cada vez mais realizada no Brasil, com vários robôs disponíveis em São Paulo e em outras cidades do país (Rio de Janeiro, Fortaleza, etc) tem ganhado um espaço cada vez maior, e cirurgiões treinados em laparoscopia, como os membros da equipe Urologia Vida, vêem um benefício adicional, com melhor precisão dos movimentos, uma visualização mais precisa dos detalhes do campo cirúrgico e maior facilidade de movimentos e manipulação dos instrumentos minimamente invasivos.

A equipe Urologia Vida, buscando oferecer a seus clientes técnicas e condutas mais atualizadas, disponibiliza a seus clientes a cirurgia robótica nos Hospitais 9 de Julho, São Luiz, Albert Einstein e Sírio Libanês.