Disfunção Sexual

Muito embora este termo tenha amplo significado, as doenças mais comumente tratadas pelo urologista no consultório são a disfunção erétil e a ejaculação rápida (precoce). Com o advento das novas medicações orais para disfunção erétil, seu tratamento se tornou mais fácil e eficaz, deixando definitivamente de lado condutas realizadas no passado, como a cirurgia de fuga venosa. As causas vasculares e neurais, decorrentes do tabagismo, diabetes e hipertensão, são muito prevalentes no indivíduo acima de 50 anos. Além destas, algumas cirurgias podem desencadear a disfunção erétil, principalmente devido à idade do paciente e não ao procedimento em si. O tratamento, de forma simplificada se dá numa sequência: medicações orais, injecção no pênis (intracavernosas) e cirurgia para colocação de prótese peniana. Pacientes que apresentam deficiência do hormônio masculino testosterona também podem apresentar dificuldade de ereção, e o tratamento é a reposição hormonal
Nos jovens, a causa predominante de disfunção sexual é de origem psicogênica. E isto é fácil de se diagnosticar: se as ereções noturnas estiverem presentes e normais, e o paciente só tem dificuldade ou perde a ereção com a parceira. Seu tratamento deve ser realizado com psicoterapia com técnicas apropriadas.
A ejaculação rápida (precoce) é definida atualmente como “a ejaculação que ocorre antes do desejado, seja antes ou logo após a penetração, causando embaraço para um ou ambos os parceiros”. Dentre as causas pode-se salientar as de origem psicogênicas como a ansiedade, experiência sexual precoce, frequência da relação sexual e problemas na técnica de controle ejaculatório. O tratamento envolve uma boa conversa sobre a dinâmica da excitação sexual masculina e feminina, bem como pequenos “truques” práticos a serem aplicados no momento da relação e, por último, o tratamento medicamentoso com antidepressivo. Embora o tratamento medicamentoso seja efetivo, tem como desvantagem a necessidade de medicação diária e contínua, o que torna seu emprego limitado aos casos mais severos. Está em fase de pesquisa uma nova medicação de uso único, antes da relação sexual.