Câncer de próstata será o mais incidente em 2018 e 2019

Câncer de próstata será o mais incidente em 2018 e 2019

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) divulgou no dia 4 de fevereiro a estimativa de casos de câncer no Brasil para o biênio 2018-2019. Desconsiderando o câncer de pele não melanona, mais comum em todo o mundo, o câncer de próstata aparece como o mais frequente, com previsão de 68.220 registros em cada ano. O material, disponível gratuitamente, foi lançado em evento da organização no Dia Mundial do Câncer.

“Esta publicação é uma fotografia do cenário atual do câncer no Brasil e uma importante ferramenta para o controle da doença, uma vez que auxilia no planejamento de políticas públicas e gestão dos recursos, além de alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis”, ressaltou a diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho.

A maior incidência deve ocorrer nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e um dos fatores desse índice de crescimento é a maior expectativa de vida, visto que o câncer de próstata costuma acometer o indivíduo a partir dos 50 anos de idade. Outro motivo para o aumento dos diagnósticos também pode ser o fato de mais homens se preocuparem com a saúde e procurar um médico, o que é positivo, visto que o diagnóstico precoce contribui com mais chances de tratamento e cura.

Durante o evento, houve ainda espaço para o debate “Fake News, saúde e câncer”. Por um lado, houve alerta para a propagação de notícias falsas, principalmente nas mídias sociais digitais. Por outro, houve apresentação de casos de sucesso em que pacientes e profissionais da saúde se unem em ambientes digitais para conversar a respeito do câncer e diminuir a sensação de dúvidas com informações seguras e confiáveis.

Em caso de dúvidas sobre a doença ou se estiver na idade de iniciar o acompanhamento preventivo do câncer de próstata, agende uma consulta com um dos nossos profissionais. Teremos o maior prazer em atender e tirar todas as suas dúvidas.

Equipe Urologia Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.