Frutas cítricas ajudam a evitar pedras nos rins

Frutas cítricas ajudam a evitar pedras nos rins

Você sabia que sucos e as próprias frutas cítricas ajudam a prevenir o cálculo renal, conhecido também com pedras nos rins? A alimentação é extremamente importante para evitar enfermidades, mas para pessoas pré-dispostas a sofrer de cálculo renal, o cuidado deve ser ainda maior. E o suco de frutas como limão, laranja e abacaxi podem ser aliados na luta contra a doença.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que, além da ingestão desses sucos, há outros hábitos que devem ser estabelecidos. Entre eles está a prática regular de exercícios físicos para controlar o peso. Também tem a hidratação com 2 a 3 litros de água por dia, utilização mínima de sal nos alimentos, consumo de 3 a 4 frutas por dia.

As frutas cítricas estão são de fácil acesso a todos. Mas para casos de cálculo renal, o médico urologista deve ser consultado para que o paciente receba orientações corretas. Uma delas, por exemplo, é o diagnóstico que indica se o cálculo renal é formado por cálcio ou por ácido úrico. Com as informações certas, o médico indica a melhor dieta e sugestões de como usar os alimentos a favor da melhoria da qualidade de vida do paciente.

Clique aqui para ler quais alimentos devem ser evitados para diminuir as chances do cálculo renal.

Equipe Urologia Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.