Cuidados alimentares para festas de fim de ano

Cuidados alimentares para festas de fim de ano

As festas de final de ano são caracterizadas pela farta variedade de alimentos. Esse também é o momento em que muitas pessoas exageram em temperos e alimentos que deixam os banquetes ainda mais atraentes. No entanto, é importante mantermos a atenção em nossa saúde. Pelo ponto de vista urológico, o cálculo renal, conhecido também como “pedras nos rins” pode ser desencadeado por vários fatores e, entre eles, uma alimentação inadequada somada à pouca ingestão de líquidos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, há alguns alimentos que agravam a situação e aumentam as chances de uma pessoa sofrer de cálculo renal. Vamos ver uma listagem de alguns desses alimentos muito comuns em nossa alimentação natalina e na ceia de ano novo:

– Azeitona

– Salgadinhos

– Queijo amarelo

– Molhos prontos (catchup, mostarda, shoyo etc.)

– Salsicha

– Mortadela

– Linguiça

– Aspargo

– Palmito

–  Carne salgada

– Margarina ou manteiga com sal

– Castanhas

– Chips

– Café

 – Achocolatados

– Milho em conserva

– Ervilha e conserva

Como evitar cálculo renal no fim de ano

Para evitar o cálculo renal causado pelo consumo demasiado desses alimentos, opte por sempre comer duas ou três frutas por dia. Aproveite para beber bastante água, sendo recomendado entre dois e três litros de água. E claro, use o mínimo de sal possível, além de não adicionar sal à comida.

Equipe Urologia Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.