Como prevenir o Câncer de Próstata?

Como prevenir o Câncer de Próstata?

Para prevenir o Câncer de Próstata, os homens devem praticar hábitos saudáveis durante toda a vida, não somente a partir de certa idade. Para finalizar os textos especiais para a campanha Novembro Azul deste ano, este texto explica como podemos diminuir as chances do desenvolvimento da doença.

Instituições como o Instituto do Câncer (Inca) e Hospital do Câncer de Barretos indicam algumas atitudes que podem melhorar a qualidade de vida do homem e evitar não só o câncer de próstata como também outros cânceres e até doenças cardiovasculares. Os principais hábitos a serem seguidos são, de acordo com essas organizações:

  •     Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
  •     Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
  •     Manter o peso adequado à altura;
  •     Diminuir o consumo de álcool;
  •     Não fumar;
  •     Homens a partir dos 50 anos devem realizar exames de rotina;
  •     Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) reforça que fatores apenas alimentares como prevenção ao câncer de próstata não demonstraram ser verdadeiros em estudos clínicos específicos. Dessa forma, não reconhece a eficácia de uma dieta rica em tomate ou castanha-do-pará. No entanto, acredita que a adoção de estilos de vida saudáveis contribui para o não surgimento da doença. A SBU até indica que se deve, por exemplo, evitar gordura animal e fazer exames médicos periodicamente.

Vale ressaltar que esses hábitos não isentam a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de próstata. A SBU orienta que homens a partir de 50 anos procurem um urologista capacitado para a realização dos exames e acompanhamento. Para homens negros ou com parentes de primeiro grau que já tiveram a doença, esses procedimentos devem ser iniciados aos 45 anos.

Leia aqui o artigo que contém orientações sobre a melhor idade para iniciar o rastreamento ao câncer de próstata.

Clique aqui para conhecer nossa equipe e marcar sua consulta

 

Equipe Urologia Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.