Qual o tratamento para o câncer de próstata?

O tratamento indicado para o câncer de próstata vai depender de alguns fatores específicos que um médico especializado orientará a cada um. Alguns exemplos desses fatores são as análises que o médico faz ao cruzar informações como a fase doença, sua agressividade e e expectativa de vida do paciente, por exemplo. Portanto, o tratamento escolhido estará bastante associado ao avanço do câncer no organismo.

Instituto Nacional do Câncer (Inca) menciona que, se a doença ainda está localizada na glândula, pode ser realizada uma cirurgia, radioterapia ou o paciente fica sob observação vigilante. Essa última prática consiste no acompanhamento frequente do tumor para saber se a doença está avançando de forma agressiva, requerendo tratamento mais incisivo.

A outra fase do câncer de próstata é quando o tumor está localmente avançado, ou seja, ainda não se espalhou para outras partes do corpo, mas não está em sua fase inicial. Além da cirurgia e radioterapia, como na primeira fase, pode-se utilizar uma combinação de tratamento hormonal.

O tratamento para o câncer de próstata na terceira fase já pode envolver terapia hormonal, quimioterapia no futuro ou novas drogas mais potentes para impedir o avanço da doença. Nessa fase, a possibilidade de cura já não existe mais. Por isso a maior recomendação para combater o câncer de próstata é o rastreamento preventivo.

Leia o texto com orientações sobre quando iniciar o rastreamento do câncer de próstata.

Equipe Urologia Vida