O que é Novembro Azul?

O que é o Novembro AzulA campanha Novembro Azul tem por objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de próstata. Por se tratar de uma glândula exclusiva para homens, o reforço é ainda mais importante para o público masculino, mas não limitado à ele uma vez que mães, esposas, irmãs e amigas têm grande influência na consulta dos homens ao consultório médico. Cerca de 25% dos pacientes com esse tipo de câncer morrem devido à doença que, se diagnosticada previamente, possui grandes chances de cura. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O primeiro registro dessa campanha data o ano de 2003, na Austrália, quando um grupo de amigos decidiu chamar a atenção para o tema e combinaram de deixar o bigode crescer durante o mês de novembro. O mês da campanha também não foi uma escolha aleatória. No dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Atualmente, em todo o mundo, o mês é lembrado pela campanha Novembro Azul e várias organizações de saúde promovem ações da campanha. Órgãos Públicos, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos também participam ativamente.

Neste ano de 2017, o Inca divulgou uma cartilha com várias informações sobre a doença. Intitulado Câncer de Próstata: vamos falar sobre isso?, o material está disponível gratuitamente e apresenta dados que tiram as principais dúvidas sobre o assunto. A linguagem é simples, de forma que facilita a disseminação do conhecimento. Vale lembrar a própria publicação é de caráter genérico e não substitui a consulta com médico urologista capacitado.

+ Clique aqui para baixar a cartilha.

Atitude

A conscientização promovida pela Campanha Novembro Azul em todo o mês é muito importante. Mas após tomar conhecimento sobre a doença o importante é também tomar uma atitude.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos façam consultas periódicas com um urologista especializado. O atendimento preventivo individualizado contribui para uma melhor qualidade de vida do paciente e tratamento com grandes chances de cura, se a doença for diagnosticada. A SBU ressalta que para os homens de raça negra ou com histórico da doença em familiar de primeiro grau, as consultas devem ser iniciadas a partir dos 45 anos, para garantir maiores chances de resolução, caso haja algum sinal do câncer de próstata.

Equipe Urologia Vida