Obstrução Urinária de Michel Temer e em outros níveis

obstrução-urináriaNo final do mês de outubro a mídia noticiou a ida de helicóptero, do Michel Temer, para um hospital de São Paulo. O motivo? Um inchaço da próstata que acabou comprimindo o canal urinário e causando obstrução.

A obstrução urinária pode ocorrer em vários segmentos do aparelho urinário:

Desde a transição do rim com o ureter, chamada de junção ureteropiélica, com dilatação do rim. Problema mais comumente encontrado em crianças, mas podendo ocorrer também na idade adulta. Quando leva a riscos de perda de função renal, infecções ou dor, pode ter conduta cirúrgica.

Podemos apresentar também obstruções em nível do ureter devido a cálculos urinários e tumores, geralmente, necessitando também de desobstrução cirúrgica, atualmente, realizada por meio de aparelhos endoscópicos e laser.

Outro problema bastante comum (como o ocorrido com o presidente, Michel Temer) é a obstrução ao nível da próstata. Ocorre principalmente à partir da quinta década de vida, podendo levar a sintomas urinários muito severos com jato fraco, micções diurnas e noturnas muito frequentes, urgência miccional e até incontinência urinária.

Casos não tratados podem evoluir com infecções urinárias, formação de cálculos na bexiga e até falência renal ou sangramentos urinários graves.

Havendo obstrução neste segmento da próstata sem resolução com o tratamento medicamentoso, uma das opções clássicas de tratamento é a ressecção endoscópica da próstata (procedimento realizado no presidente).

Neste procedimento, com o aparelho endoscópico, “raspamos” a próstata internamente, criando um túnel através do qual o paciente volta a urinar novamente.

Esta cirurgia tem grande índice de sucesso com baixa taxa de complicações. Infelizmente, ao longo de 10 anos, 20% dos pacientes podem evoluir com novo crescimento do tecido prostático, permitindo uma nova obstrução (semelhante ao que ocorreu com Michel Temer, que havia sido operado anteriormente). Caso isto ocorra, o paciente pode necessitar de uma nova intervenção.

A equipe Urologia Vida está atualizada e preparada para os mais modernos tratamentos das obstruções urinárias, utilizando modernos equipamentos como endoscópios rígidos, flexíveis, laser e robótica!
Por Davi Abe, urologista da Equipe Urologia Vida