Períodos frios aumentam os casos de cistite?

cistite-urologia-vidaEm dias mais frios, como os que estamos passando em muitas cidades do Brasil, é muito comum as pessoas suarem menos e terem vontade de ir ao banheiro urinar mais vezes. Com isso, muitos de nós “seguramos” o xixi mas, o que nem todos sabemos é que essa pode ser uma das causas da cistite.

A cistite é uma inflamação da bexiga que têm como sintomas dores e desconforto na região do abdômen, aumento de frequência urinária e ardência ao urinar. A maior parte das pessoas afetadas são do sexo feminino por questões anatômicas, mas homens também são suscetíveis à doença.

Um dos alertas para a cistite são forte odor e coloração da urina. Nestes casos é sempre importante consultar um médico, que deverá solicitar um exame de urina, com cultura. Nos casos de haver febre, o cuidado deve ser redobrado, pois pode se tratar de uma infecção agressiva.

Embora não se estabeleça uma relação direta, entre as causas da cistite pode estar o fato de, no frio, as pessoas ingerirem menos líquidos, além de diminuir as micções no decorrer do dia. Outras causas conhecidas são doenças específicas na região como: endometriose, doença de Crohn, lúpus, diverticulite, tuberculose e aumento da próstata ou diminuição da uretra. Lembrando ainda que medicamentos, especialmente aqueles usados no tratamento oncológico, podem agravar o caso.

Após o diagnóstico, o tratamento costuma ser feito com o uso de antibióticos, aumento do consumo de água e idas frequentes ao banheiro, sempre que sentir vontade de urinar, de modo que a região não seja sobrecarregada.