9 de Março: Dia Mundial do Rim

9 de Março: Dia Mundial do Rim

DIA-DO-RIMAnualmente, a Sociedade Internacional de Nefrologia, escolhe uma data, sempre em março, para divulgar mundialmente, ações preventivas e educativas relacionadas a doença renal. Este ano, o tema escolhido foi “Doença Renal e Obesidade”

A obesidade é definida como acumulação de gordura anormal ou excessiva que pode prejudicar a saúde.

Em 2014, em todo o mundo, mais de 600 milhões de adultos eram obesos. Em 2025, a obesidade afetará 18% dos homens e mais de 21% das mulheres em todo o mundo, e a obesidade grave afetará 6% de todos os homens e 9% de todas as mulheres do planeta.

O problema de peso é um potencial fator de risco para o desenvolvimento da doença renal, pois aumenta o risco de desenvolver os principais fatores de risco da Doença Renal Crônica (DRC): a diabetes e a hipertensão.

Nas pessoas obesas, os rins têm que trabalhar mais, ou seja, filtrar mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para cumprir as exigências metabólicas que um peso corporal aumentado acarreta. Este aumento da sua função pode danificar os rins e aumentar o risco de desenvolver DRC a longo prazo.

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia e publicado no Annals of International Institute, que relaciona o Índice de Massa Corpórea (IMC) e o risco do desenvolvimento de Doença Renal Crônica (DRC) mostra que a partir do IMC 25 Kg/ m², o risco de desenvolver DRC aumenta 1,87 vezes; já com o IMC entre 30 a 34, 9 Kg/m², o risco se torna 3,57 vezes maior; IMC entre 35 e 39,9 Kg/m², o risco é elevado 6,12 vezes e IMC acima de 40 Kg/m² eleva o risco em 7, 07 vezes.

A redução da obesidade pode reverter ou retardar a progressão da DRC. Calcule seu IMC: http://aps.bvs.br/apps/calculadoras/?page=6

CAP DIA DO RIM UROLOGIA VIDA

 

Rodrigo Alcântara para Urologia Vida

Entre em contato com o consultório do dr. Rodrigo:

Rua Eça  de Queirós 488. Paraíso.  SP.

Telefone 11 5088 6699

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), com especialização em Cirurgia Geral junto ao Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e especialização em Urologia junto a Casa de Saúde Santa Marcelina – SP.

Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Urologista do Serviço de Transplante Renal do Hospital Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (antigo Hospital Brigadeiro), em São Paulo e membro de equipes de transplante renal em outros hospitais da Capital.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia;

http://www.worldkidneyday.org/2017-campaign/2017-wkd-theme/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.