Rim saudável: Como saber se o consumo está abaixo do correto?

Rim saudável: Como saber se o consumo está abaixo do correto?

água-calculo-diario-urologiLitíase, cálculo renal ou nefrolitíase são termos para as conhecidas pedras no rim. Elas são massas sólidas formadas por cristais pequenos, encontradas no rim ou em algum outro órgão do trato urinário. Homens são mais suscetíveis à litíase, mas mulheres também devem tomar alguns cuidados para prevenir as incômodas cólicas renais.

 

Para evitar esta doença, o consumo de água é um forte aliado. A falta de água leva a desidratação das células do corpo. É necessário que cada pessoa saiba qual é a sua quantidade ideal de consumo por dia. Estudos revelam que o paciente portador de cálculos renais deve ingerir líquidos suficientes para urinar 2 litros ao dia. Como existem perdas de líquidos do nosso corpo na transpiração e respiração e, estas variam de acordo com a temperatura e umidade do ar de cada dia e atividade física da pessoa, também varia a quantidade de líquidos necessária.

 

Desta maneira, em dias mais quentes ou quando se pratica atividade física, é normal que a necessidade de água também aumente. Em dias frios a quantidade de água pode ser um pouco menor.

 

Existe uma dica muito utilizada e simples: controle o seu grau de hidratação pela coloração da sua urina. Se o aspecto for claro, praticamente transparente, significa que está bem hidratado. Caso esteja com aspecto amarelado, escuro ou até com mau odor, deve aumentar a quantidade de líquidos ingeridos.

 

Cuide-se! Você é muito importante!

 

Equipe Urologia Vida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.